Festuris Gramado terá painel turismo do amanhã, a sustentabilidade

Na entrada o ponto de encontro de amigos de várias cidades

                Ronaldo Santini e Leônidas Oliveira, secretários de Turismo do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais estão confirmados no palco Meeting Festuris, espaço de conteúdo que reúne grandes líderes e pensadores do setor na Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris 2025) na sua 37ª edição.

O gaúcho vai versar sobre o intenso trabalho em busca de mais visitantes ao Estado – pois ainda não houve a plena recuperação após a enchente de 2024, que atingiu diversas regiões do Rio Grande do Sul, tendo as águas do Guaíba invadido o centro de Porto Alegre e o aeroporto Salgado Filho e Rodoviária, que ficaram inoperantes por vários meses –  e, ainda, a sua luta para despertar outras regiões ao setor de turismo, numa atuação que tem sido marcada pela busca de sinergias entre o turismo, a produção local e o desenvolvimento regional, com ênfase na valorização do interior e no fortalecimento das cadeias produtivas.

Estande de Minas Gerais no Festuris, em 2023

         Já o mineiro deverá versar a respeito de resultados obtidos com ações adotadas por ele mesclando turismo e cultura lado a lado. Leônidas Oliveira é arquiteto, historiador da arte e um estudioso apaixonado pela relação entre cultura e espaço urbano. Com PhD em teoria da arquitetura pela Universidade de Valladolid e especialização em restauração do patrimônio pela Universidade de Alcalá de Henares, ambas na Espanha, Leônidas alia conhecimento acadêmico a uma vasta experiência em gestão pública. Já presidiu a Belotur, a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, a Funarte e até mesmo a Embratur. Desde 2020, lidera a integração entre cultura e turismo em Minas Gerais, transformando o estado em uma referência de valorização da memória, da arte e da hospitalidade.

A sustentabilidade ambiental. O plantio da Árvore da integração, a Araucária

            A abordagem de ambos será “Turismo do amanhã – Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável dos Destinos Turísticos”. Embora em circunstâncias bem diversas, Ronaldo Santini, advogado, deputado estadual, ex-secretário de Desenvolvimento Rural e a Secretaria de Apoio à Gestão Política e Administrativa e atual secretário de Turismo do Rio Grande do Sul e Leônidas Oliveira, secretário de turismo de Minas Gerais, convergem no compromisso com a valorização do patrimônio, o desenvolvimento territorial e a construção de políticas públicas que promovem o turismo como vetor de identidade, renda e inovação, com respeito a sustentabilidade. Os ingressos para os interessados nesse painel já estão à venda no site oficial.

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Festuris

         Neste ano, o Festuris acontece de 6 a 9 de novembro, nos pavilhões do Serra Park em Gramado, sob a temática “Reimaginando o Amanhã”. O país homenageado será Portugal. Para formalizar a inscrição o profissional deve clicar em “Faça sua inscrição” e em seguida selecionar sua função correspondente. Agentes de viagens, guias de turismo, convidado embaixador, imprensa, criadores de conteúdo e assessores de imprensa estão com suas inscrições, que são gratuitas, abertas. Podem ser feitas diretamente no site do Festuris www.festurisgramado.com.br

Portugal será o país homenageado, mas o poeta Fernando Pessoa vem quase todos os anos

            “Estamos muito empolgados e entusiasmados anunciando que as inscrições estão abertas. Temos certeza que esta será a melhor de todas as edições. Mais do que um evento, o Festuris é um ponto de encontro de mentes visionárias, onde o futuro do turismo ganha forma através de conexões, conhecimento e inovação. Em um mundo em constante transformação, acreditamos que é no encontro entre os profissionais que construímos um turismo mais humano, sustentável e próspero”, destaca Marta Rossi, CEO do Festuris e da Rossi &Zorzanello, empresa responsável pela realização do maior evento de negócios e turismo do Brasil.

          No ano passado, o evento recebeu mais de 15 mil profissionais do turismo de todo o Brasil e de vários países, 53 destinos internacionais divulgaram seus potenciais em Gramado. Cerca de duas mil e setecentas marcas lotaram os corredores com muita criatividade e interação. E mais de 480 milhões de reais foram gerados em negócios entre os participantes, o que coloca o Festuris como a feira de negócios turísticos mais efetiva das Américas.

Jurema J Silva

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Você pode gostar...