Aquiraz, a primeira capital do Ceará, esbanja atrações

Área Central de Aquiraz é recheada de história

Um litoral com 36 quilômetros de praias, cada qual mais bonita, boa para banho de toda a família – pois com o movimento das marés se formam piscinas naturais de todo tipo, maiores, mais ou menos fundas, mantendo a água limpa e morna – a primeira capital do Ceará o município de Aquiraz precisa ser visitado, para se conhecer a história e para curtir suas atrações. Criada por despacho datado de 13 de fevereiro de 1699, por ordem de El-Rei de Portugal, o centro histórico que foi é a sede do município está a apenas 40 quilômetros de Fortaleza, seguindo pela BR-116 e na sequência pela CE 040, a rodovia principal de ligação com as praias do leste da capital cearense.

As atrações, além das praias,  são complementadas por várias lagoas, lagos rios, mangues e dunas. A história se encarrega do resto: O único Museu de Arte Sacra do Ceará está sediado no núcleo central da antiga sede da Capitania, ocupando, com tantas histórias e imagens sacras, todas as alas do antigo prédio que foi ao mesmo tempo presídio e a administração, a antiga Casa da Câmara. Por ter sido também presídio, suas paredes tem um metro de espessura. Tombado pelo Estado em 1983, o Museu Sacro São José de Ribamar – que completou 50 anos de criação em 29 de setembro deste ano de 2017 – é pioneiro na Arte Sacra no Ceará e abriga acervo com obras datadas dos séculos XVII, XVIII e XIX, com uma diversidade de imagens de santos e de anjos, objetos das procissões religiosas, parâmetros litúrgicos, missais etc, totalizando cerca de 1.400 peças, muitas de notório valor artístico e cultural, levando o visitante a arte barroca colonial cearense.

Nessa área central, além do Museu Sacro, estão a igreja matriz – dedicada a São José do Ribamar, cuja construção data de 1769 – e que passou por uma reforma completa há menos de 10 anos – e que ainda guarda nos seus altares as velhas imagens do Hospício dos Jesuítas. Nesse entorno da Praça da Matriz, estão ainda o Mercado Velho, os vestígios das Ruínas dos Jesuítas e a Vila do Capitão Mor. Praticamente colado nessa praça está um dos parques que vem levando novos fluxos de turistas à região: O Engenhoca – Espaço Engenho Colonial, área de entretenimento, cultura, gastronomia, lazer, festas (até casamentos) e atividades esportivas para todas as idades.

As praias de Aquiraz

Já estivemos em Aquiraz duas vezes em anos diferentes e sempre optamos por nos hospedar na Praia do Presídio que além de ser uma praia maravilhosa, tem muita história que é contada por historiadores e pelos mais antigos que sabem de “pai para filho”. Dizem que por ali eram presos e acorrentados em troncos, na praia, os holandeses que tentavam roubar aquele pedaço de terra dos portugueses. O nome presídio não se refere a um prédio (já que a prisão ficava na sede da vila, cerca de cinco quilômetros). Os holandeses que não conheciam bem a região se perdiam nas corredeiras da barra do Iguape, encalhavam e eram detidos e amarrados em troncos na praia. O fato da Corte Holandesa ter tomado o principal forte de Fortaleza, e se adonando por vários anos daquela região, todo o litoral até Recife, demonstra que esse presídio não deu muito certo. O certo é que a Praia do Presídio fica ao lado da de Iguape – cuja barra do mesmo nome é um atrativo ao natural. Para se ter uma ideia, quando a maré baixa, as águas da barra formam uma espécie de tobogã, carregando o banhista até a arrebentação das ondas do mar. Em Iguape, praia que fica do outro lado da barra, funciona o Centro das Rendeiras e uma área de pescadores, um local muita especial para se visitar e curtir. Ali tem alguns restaurantes, bares simples , mas um peixe e comida de boa qualidade. Barracas na praia, na beira do mar, complementam o quadro. O que conta ali é a gentileza com o visitante e a beleza do trabalho das rendeiras.

Comitiva de jornalistas da Conjotur visita o Centro das Rendeiras do Iguape

Nelci, uma rendeira que completou 81 anos em 20 de setembro de 2017, gosta de fazer rendas, bordar e bater bapo. Conta que começou aos sete anos o aprendizado no Bilro, vendo a avó e a mãe trabalhar. Faz toalhas trilhos para mesas, blusas, saídas de praia e tantos outros artigos de renda capazes de emocionar pessoas com sensibilidade.

Mesmo havendo competição – pois são muitas, por vezes para poucos turistas (eu visitei duas vezes o local em setembro de 2017, pois é um lugar especial) há muita solidariedade entre todas as rendeiras.

Cecília, que fica posicionada bem na frente, junto à escada do Centro, leva o visitante ao centro do prédio, deixando que as colegas também possam mostrar suas obras de arte e faturar. “A visitação é maior no verão, quando recebemos muitos turistas”, comenta Cecília, enquanto dá uma aula de como fazer rendas, ou procura um troco para alguma freguesa.

Vídeo de rendeira em atividade em Iguape

O apoio do governo municipal ao desenvolvimento turístico de Aquiraz

A Secretária Executiva de Turismo de Aquiraz, Indira Guimarães, é uma entusiasta e apoia as muitas manifestações culturais da região, entre esses o trabalho das rendeiras, os pescadores ainda com jangadas ou pequenos barcos e as festas, e danças dos indígenas que habitaram – e alguns ainda habitam – a região, o povo Jenipapo-Canindé ou Jenipapo-Kanindé, descendente do povo indígena Payaku. Cerca de 304 indivíduos vivem na Lagoa Encantada (não foi possível visitar a aldeia, cuja área já foi demarcada), sob a liderança da cacique Pequena Irê, ou Maria de Lourdes da Conceição Alves, a primeira – cacique do sexo feminino do Brasil. “Nós mantemos um relacionamento de respeito com a tribo que esteve alguns anos sem liderança, com a morte do pai de Cacique Pequena. Hoje ela está preparando a filha para sucedê-la”, conta Indira. Quando existem festividades no município, grupos da Lagoa Encantada participam com sua arte. Mas o projeto mais arrojado da secretária de Turismo é criar condições para que turistas possam ser recebidos na aldeia.

Indira apresenta diversos planos aos jornalistas

“Temos muito apreço pelos nossos pescadores e rendeiras, pois eles são o verdadeiro nordeste. As nossas praias são limpas e seguras. Queremos inserir os indígenas nos projetos, sem criar problemas. Aqui em Aquiraz está o segundo maior polo de hotelaria do Ceará depois de Fortaleza. Temos muitos atrativos para mostrar”, ressalta Indira.

Artesão produz miniaturas de jangadas com a vela de renda

No hotel Donana, ali em Aquiraz, onde ficamos hospedados pela segunda vez, o atendimento é cordial, as instalações contam com todo o necessário. Piscina pra adultos e crianças, a praia menos de 50 passos, um bom café da manhã aliado a cordialidade, é um bom ponto para a hospedagem, pois fica também próximo das rodovias que levam à sede do município e à Fortaleza ou, ainda, para as demais praias do Leste do Ceará.

Em Aquiraz, Hotel Donana é boa opção em frente ao mar

Hotel Donana é boa opção em frente ao mar

As praias de Aquiraz, para quem segue de Fortaleza, começam com Porto das Dunas (apenas 25 quilômetros da capital). Nessa praia que também é excelente para banho, fica o Beach Park – o maior parque aquático da América Latina; depois vem a Prainha, Presídio, Iguape, Barro Preto e Batoque. Todas são muito lindas, águas próprias para banho, mas Barro Preto é, além de linda, diferente, exótica, com pedras espalhadas como se fossem esculturas brotando no meio da areia limpa e também na beira do mar, cujas águas são mornas e transparentes.

Praia do Iguape em Aquiraz

Praia do Iguape

Encontro da Conjotur aconteceu no Ceará

 

Piscinas naturais na Praia do Presídio em Aquiraz

Piscinas naturais na Praia do Presídio em Aquiraz

Você pode gostar...

SSL Bravulink