Hostel das Missões fica ao lado do sítio histórico de São Miguel

NO HOstel das Missões os nomes dos apartamentos são palavras guaranis

Nomes dos apartamentos são palavras guaranis, com o significado

Viajantes de todas as idades contam com uma pousada muito descolada na cidade de São Miguel das Missões. Construída dentro de uma área total 2.400 metros quadrados, a Pousada das Missões, ou Hostel Missões, integra a Hostelling International e fica ao lado do Sítio Arqueológico de São Miguel.

A área construída de 1.453 metros quadrados conta com toda a infraestrutura necessária para atender viajantes de todos os tipos. São 120 leitos divididos em apartamentos duplos, triplos, e quádruplos com ar condicionado e banheiro privativo, e também em quartos coletivos (8 a 10 camas) ideais para grupos, excursões ou viajantes independentes.

Apartamentos coletivos no Hostel das Missões

Apartamentos coletivos

Restaurante do Hostel das Missões

Restaurante do Hostel das Missões

Churrasqueira à disposição dos hóspedes

Churrasqueira à disposição dos hóspedes

As áreas de convivência, em prédio separado, contam com o salão para o café da manhã, salas de estar, de jogos e a cozinha e lavanderia coletiva, o que dá liberdade ao hospede de fazer suas próprias refeições, da mesma forma que possibilita viajar com apenas uma mochila nas costas e uma muda de roupa e – claro – um casaquinho mais quente para emergências do tempo. Para completar o atendimento, churrasqueiras e uma bela piscina fazem parte dos serviços disponíveis aos hóspedes. Se em vez de caminhadas, o hospede preferir andar de bicicleta, poderá alugar uma no local. Esses atrativos e os preços especiais para os filiados aos Albergues da Juventude fizeram da Pousada das Missões um destino preferido, em especial pelos jovens, casais com ou sem filhos. “Claro que nos dias atuais temos jovens associados aos albergues com muito mais de 70 anos”, diz uma simpática recepcionista que prontamente apresenta os tipos de acomodações, permitindo que o hóspede encontre o local preferido (quando há disponibilidade).

Carlos Augusto em frente ao seu Café do Leitor

Carlos Augusto em frente ao seu Café do Leitor 

Carlos Augusto Alves, formado em Turismo e dirigente da Federação Brasileira de Albergues da Juventude (FBJA), é o proprietário do estabelecimento. Com muita experiência na área, pois implantou com sucesso, na capital gaúcha o Porto Alegre Hostel Boutique, e sempre muito focado nas áreas às quais atuou – quando muito jovem assessorou o folclorista Paixão Cortes no Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, com quem aprendeu o método da persistência com o obstinado Paixão Cortes) – Carlos Augusto decidiu valorizar a cultura local como tema principal no empreendimento, de forma que o visitante sinta a alma e essência missioneira. Desde a decoração de cada espaço até a sua designação com nomes indígenas, tudo destaca os povos originários daquelas paragens. O apoio às aldeias cujos artesões precisam de apoio para comercializar sua arte, é parte da rotina do proprietário da Pousada.

 

Interior do Café do Leitor

Interior do Café do Leitor

No espaço de convivência, uma biblioteca com farta literatura, muitos autores que versam sobre as missões, permite ao hóspede descobrir mais sobre a região. Seguindo seus sonhos, muitos alicerçados em viagens por outras paragens, Carlos Augusto decidiu inovar: Abriu recentemente no Café do Leitor, no centro da cidade, junto à zona de bares e restaurantes.

Café das Missões e ao fundo parte dos livros.

Café das Missões e ao fundo parte dos livros. Carlos Augusto fala sobre a proposta para Jurema Josefa

No café, além de diversos tipos da bebida, o cliente conta com uma variedade de pratos exclusivos, como torta de sorvete, sanduiches frios ou quentes, cervejas artesanais, licores, vinhos. De contrapeso, para justificar o nome, uma das pareces é coberta por livros de temática variada. O cliente pode pedir um cafezinho e escolher ele mesmo um livro, deixando o tempo rolar.

Área interna

Área interna da Pousada

Recepção do Hostel das Missões

Recepção do Hostel das Missões

São Miguel das Missões fica cerca de 480 quilômetros de Porto Alegre, a capital gaúcha. De carro, a viagem demora cerca de 6h30min. A Azul Linhas Aéreas tem voos regulares e direito para Santo Ângelo (cidade missioneira que tem muitos atrativos), distante 60 quilômetros de São Miguel.

Café do Leitor

Pousada das Missões

Atenção: Foto das Ruínas Jesuíticas não podem ser utilizadas para fins comerciais e a permissão para uso nos foi concedida pelo IPHAN/RS, escritório de São Miguel.

Você pode gostar...

SSL Bravulink