Festa da Uva será a maior de todos os tempos
Com um Filó, evento foi apresentado no Palácio Piratini
As atrações da 31ª edição da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul, que será de 18 de fevereiro até dia 06 de março de 2016, foram apresentadas à imprensa e convidados especiais, numa noite de Filó, no Galpão Crioulo Glaucus Saraiva, do Palácio Piratini, em Porto Alegre. O governador Ivo Sartori recebeu a Comissão Organizadora da Festa, através do presidente, Edson Nespolo, a rainha, Rafaelle Galiotto Furlan, e as princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso, que estavam acompanhados pelo prefeito e vice-prefeito Alceu Barbosa Velho e Antônio Feldmann, além dos diretores das diversas comissões.
Nespolo destacou que a Festa deste ano será também motivo de comemorações pelos 140 anos da imigração italiana para o Rio Grande do Sul e deverá ser a maior de todos os tempos. Os secretários da Educação Vieira da Cunha, e do Turismo, Juvir Costella prestigiaram o evento.
A noite de lançamento foi num clima de muita descontração, por conta do Filó Felice Personne, que apresentou músicas do folclore italiano, artesanato em vime e dressa – a confecção de chapéus e cestas de palha de milho utilizados pelos colonos nas lavouras. Além das comidas típicas – começando com a polenta mole ao molho e frita, dois tipos de gróstoli, salames, queijos (formaio), pãezinhos com geleias de variados e excelentes sabores. Tudo servido com sucos de uva, vinhos branco e tinto seco, mais espumantes moscatel branco e rosé. Isso tudo ao ritmo do Filó, no qual os integrantes mesclavam os trabalhos manuais, inclusive confeccionando as cestinhas para acondicionar as uvas, em meio a brincadeiras usuais. Afinal, o Filó é uma atividade cultural na qual os descendentes dos italianos revivem tradições através da oração, gastronomia, música e dança, e do trabalho.
Para abrilhantar ainda mais a noite, o músico Adelar Bertussi, de Criúva, cantou, ao ritmo da sua acordeona, algumas canções de autoria dos Irmãos Bertussi. E entoou, com o governador e a plateia, a música “Oh de Casa”.
Na recepção aos organizadores da Festa, Sartori lembrou dos antepassados e destacou o evento. “É uma festa que representa tudo que foi trazido pelos primeiros imigrantes, que deixaram sua terra para fazer a vida em outro lugar, ou seja, aqui, no Rio Grande do Sul, provando que é possível mudar e contribuir para a criação de uma outra realidade”, disse.
A 31ª Festa Nacional da Uva terá como tema “Imagens e Horizontes” e será de 18 até o dia 6 de março, no Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul. Nesse período serão realizados oito desfiles cênicos, pelas ruas da cidade, especialmente preparados para os 140 anos da imigração e para destacar a Uva, o motivo principal da Festa. Nesses desfiles, a envolvente música italiana, a tradição e alegria irão às ruas com muitas cores e dois mil figurantes, a pé ou em carros alegóricos. Outro ponto alto na programação, que terá a presença de artistas bem populares, é o espetáculo Som e Luz, todas as noites. Trata-se de um espetáculo revivendo a saga do povo italiano que encontrou nas terras de Caxias do Sul um novo horizonte e muitos motivos para recomeçar. A encenação acontecerá nas réplicas de Caxias do Sul 1885.
O prefeito de Caxias do Sul destacou que apesar as intempéries, muitas chuvas e granizo, a safra respondeu bem e toda a região, um total de mais nove municípios, estará representada com seus produtos. “São 85 anos de festa, a situação econômica do país não é das melhores, mas de nada adianta nos queixarmos. Vamos nos unir e fazermos esta a melhor Festa da Uva já realizada”, declarou.