Aventura e contemplação na natureza são atrações na Terra dos Cânions

             Cambará do Sul é a Capital dos Cânions no Rio Grande do Sul. Distante apenas 220 quilômetros de Porto Alegre, aquele município que integra a região turística dos Campos de Cima da Serra encanta pela qualidade do ar muito puro e brisa fresca e impressiona pela beleza dos muitos cânions, das nascentes de diversos rios, das cachoeiras de todo tipo e das matas de araucária com sua grandeza e beleza.

Verdade que também os campos de Cambará são foram magníficos, porém muitos deram lugar a plantações de soja, milho, verduras e legumes. O florestamento com pinus e eucaliptos para a indústria madeireira (uma das atividades econômicas mais importantes) é mais antigo. Mas ainda tem muita beleza natural para se curtir naquela imensidão de campos.

            Os dois parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral que abrangem não somente áreas do Rio Grande do Sul, mas também de Santa Catarina, são as principais atrações. O mais conhecido é o Cânion do Itaimbezinho que tem várias trilhas para permitir a contemplação e ainda conta com a Trilha Rio do Boi, lá embaixo, cujo acesso é pelo município catarinense de Praia Grande.

A trilha do Vértice, no Itaimbezinho

O Itaimbezinho é mais conhecido porque foi motivo de exaustivos estudos por parte do pesquisador Irmão Balduíno Rambo, um apaixonado pela natureza e ciência e que deixou muitas obras sobre a região, muitas dessas peças integram o acervo do museu que tem seu nome. Fechado para reformas ou melhorias, o Museu sempre foi uma atração para pesquisadores, estudantes, ambientalistas e curiosos em saber um pouco mais daquela região e sobre a natureza em geral.

O Museu estáem reformas

Nas décadas de 70/80, o Itaimbezinho abrigou uma pousada no local onde hoje está o prédio do museu, época em que era permitido até mesmo se eventurar no leito do Rio Perdizes, um pouco antes de se formar a cachoeira das Andorinhas, naquela altura de aproximadamente 1.000 metros! Eu mesma me hospedei ali mais de uma vez e me aventurei!!

            A Terra dos Cânions tem o majestoso Fortaleza, o Malacara, o Cânion da Encerra, do Realengo, Boa Vista, Coxilha, Monte Negro, Cruzinha e Tigres e muitos outros. Desde o último trimestre de 2021, tanto o Cânion Itaimbezinho quanto o Cânion Fortaleza estão sob a responsabilidade da Urbia Cânions Verdes, concessionária a serviço dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, ambos geridos pelo ICMBio. A diferença e melhoria nos serviços e atendimento aos visitantes pode ser notada já nesta temporada de verão. Além das equipes de monitores desde a recepção até estacionamentos e nos pontos mais perigosos (nas beiradas dos precipícios), em especial no Fortaleza, onde o visitante ingressava na área restrita e ficava por conta própria. Nos pontos mais perigosos um ou dois monitores ou monitoras orientam, impedindo aquelas famosas fotos de “alto risco”, nas quais as pessoas ficam muito próximos da borda. Dois metros de distância, dependendo do local, é o permitido.

O Fortaleza em toda sua majestade

Com a administração da Urbia, os visitantes são orientados, ainda, desde a forma de estacionar, sempre mantendo o veículo na posição de saída, sem necessitar dar marcha a ré, pois como o local naquela altitude,  tem episódios de neblina muito frequente, o ideal é garantir a segurança. Também os cuidados com a Covid 19 figuram nos protocolos. Certificados de vacina são exigidos na entrada.

O trio de monitoras atentas em dar dicas de segurança e apoio aos visitantes

            O que fazer em Cambará do Sul, essa cidade que anuncia ser a campeã no ranking de baixas temperaturas, já que está sempre entre os lugares mais frios do Brasil? O turismo de aventura, certamente é uma das respostas. Muitas agências especializadas nessa área atuam na cidade e oferecem passeios de todo tipo de aventura e também de contemplação da natureza, como passeios a cavalo.

Em cima da serra, no Parque Nacional onde o Cânion Fortaleza dá o tom

            Com 1.212,541 quilômetros quadrados e altitude média de 980 metros do nível do mar, alguns pontos com até 1.300 metros, aquela região ainda tem como principal fonte de renda a Agricultura, agropecuária, apicultura, exploração de madeira e turismo. Mas a expectativa da Urbia Cânions Verdes a empresa concessionária dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral é de que o turismo ganhe maior peso, a partir da completa reestruturação e equipamento desses parques. Essa mudança dependerá, também da melhoria das estradas e acessos que levam tanto ao Fortaleza quanto ao Itaimbezinho. Vários trechos são de chão batido, com muita poeira e pedras. Mas todos os trechos nessas condições, estão praticamente preparados para o asfalto.       

 

Igreja matriz de São José

Se falta asfalto em alguns trechos, tanto na sede do município quanto no interior, Cambará do Sul conta com grande quantidade de pousadas, hotéis, paradouros ou hotéis fazenda. Na pratica, a rede de hospedagem é tão completa que dá para afirmar que a rede de hospedagem tem condições de abrigar viajantes com qualquer “tamanho de bolso”, tal a diversidade dos preços das diárias. Já estivemos hospedamos em cinco hotéis ou pousadas diferentes em Cambará do Sul, tendo boas lembranças de cada uma.

            Mas sempre tem aquele lugar que a gente gosta mais. Junto da cidade e fora dela ao mesmo tempo fica a Pousada Fazenda Pindorama, escondida por um mato de eucaliptos e no centro um amplo pátio dezenas de araucárias e outras árvores nativas. Chalés e cabanas com todo o Cada cabana é equipada com televisão, roupa de cama e banho, lareira, banheiro com chuveiro a gás. Uma cozinha e sala de refeições comunitária atende os hóspedes.

Entrada do salão para o refeitório

Antes da pandemia, a administração fornecia café da manhã. Mas optou apenas pela hospedagem, já que nesse modelo cada visitante decide como fazer e manter sua segurança.  Alguns optam pelo café da manhã na cozinha comunitária, enquanto outros escolhem algum ponto de alimentação na cidade, bem pertinho. São muitos restaurantes, lancherias especializadas em café da manhã de primeira, com pratos exclusivos da serra ou dos costumes gaúchos. 

A cabana sete, onde passamos a Virada do Ano 21/22

A Pindorama é um ambiente muito gostoso, com arborização magnifica, prevalecendo o araucária e cambará (árvore que deu o nome ao município). Muitas flores, cheiro de frutos, aves e sempre com uma leve brisa, mesmo nos dias mais quentes. No salão do restaurante da cozinha comunitária a atração são as fotos e  os muito troféus que o proprietário, o laçador  seu  Gecio Luz  ganhou em muitas competições de Rodeios Crioulos, inclusive no Rodeio Internacional de Vacaria.

Além da hospedagem em cabanas de alvenaria, duas de madeira, um chalé com cozinha, e uma ala com quartos para mais pessoas, a Pousada Fazenda Pindorama conta com um camping que fica embaixo dos eucaliptos.

Tirivas se alimentam com frutos da Pousada

Alguns atrativos no Site da Secretaria de Turismo

Cânion Malacara – Piscinas Naturais/As piscinas naturais do Cânion Malacara fazem parte do complexo de cânions do Parque Nacional da Serra Geral e são acessíveis pela cidade de Praia Grande, em Santa Catarina.

Rapel no Paredão – O rapel de 25 metros é realizado num paredão natural ao lado de uma pequena cachoeira. O local é de extrema beleza, formado por araucárias, xaxins centenários e também por uma falha geológica, a qual forma um micro cânion fazendo deste local um lugar único. São realizadas duas descidas por pessoa e a idade mínima exigida é de sete anos. Endereço / Localização: Fazenda Capão da Erva, antiga produtora de erva-mate.

Cânion Itaimbezinho – Trilha do Rio do Boi/ Esta é a trilha mais longa e também a mais difícil. O acesso é por Praia Grande (SC) e só é possível fazer com o acompanhamento de um guia ou condutor credenciado. A caminhada é feita na parte de baixo do Itaimbezinho, no seu interior. São 8,3 km de trilha (ida e volta) passando por dentro do rio, com pedras e muita água como obstáculos. A caminhada dura de cinco a sete horas. No verão o passeio possibilita banhos em cachoeiras e piscinas naturais.

Circuito das Águas – Este é um roteiro pelo interior do município com visitação a três das mais belas atrações turísticas da região: Passo da Ilha, Passo do “S” e Cachoeira dos Venâncios. Um passeio que percorre rios, lajeados e cachoeiras. São caminhos por estradas vicinais, em grande parte passando por dentro de fazendas, cruzando porteiras e atravessando rios. Essa rota é excelente para o  verão!!

Travessia Aparados– A Travessia Aparados da Serra é realizada na área central da Montanha onde estão os grandes Cânions selvagens. O ponto de partida fica a 70 quilômetros do centro de Cambará do Sul, trajeto percorrido de veículo. Roteiro para 3 dias de percurso em altitudes de até 1.300 metros.

A Árvore Lunar

E como se não bastasse tanta beleza, Cambará conta ainda com um pé de sequoia-vermelha, ou árvore lunar, muito vistosa bem na praça da Igreja do padroeiro São José. A semente que lhe deu origem permaneceu em órbita junto ao astronauta norte-americano Stuart Roosa durante todas as 34 voltas lunares da missão Apollo 14, que ocorreu entre 31 de janeiro e 9 de fevereiro de 1971.

A muda foi plantada em 26 de setembro de 1982 pelo então prefeito de Cambará do Sul, Pedro Teixeira Constantino. Ele promoveu uma solenidade especial para o plantio desta muda – hoje uma árvore muito linda, que pertence a um grupo de outras 99 ao redor do mundo, a maioria nos Estados Unidos, inclusive na Casa Branca tem uma irmã.

Informações: https://www.cambaradosul.rs.gov.br/turismo_int.php?tipo=2&id=36

Você pode gostar...

SSL Bravulink