Gramado: Connection Terroirs Brasil reúne o guaraná das terras Maués, vinhos e arroz gaúchos, rendas de Alagoas, cafés, erva-mate, balas de banana do PR e SC

 

Empreendedores, entidades públicas e privadas de diversos setores de atividades, desde a produção primária agrícola, artesanais, artísticas e culturais, estão reunidos em Gramado debatendo a importância dos produtos que por sua natureza, por sua qualidade, são fatores decisivos para a atração turística. Palestras, debates e degustações de produtos que estão nessa lista de produtos atrativos, iniciaram desde a abertura do Connection Terroirs Brasil, na noite do dia 28/08/2024, e perduraram por toda a quinta-feira (29/08/2024) e prosseguem até dia 31. Realizado pela empresa Rossi & Zorzanello e com o copatrocínio do SEBRAE, o evento trouxe ao Rio Grande do Sul 51 dos 119 produtos brasileiros que tem certificado de origem (IG).

            A abertura do Connection, no Palácio dos Festivais, no centro de Gramado, foi dedicada à reconstrução do Rio Grande do Sul que está em recuperação devido a enchente que ceifou vidas humanas, seis dessas em uma área rural de Gramado; paralisou o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, inundou o centro e bairros da Capital Gaúcha e deixou o Vale do Taquari em situação caótica, prejudicou todos os negócios, fossem de turismo, ou outros na Região das Hortênsias, Serra, Vinhedos e outras. Como as Hortênsias e Vinhedos são destinos turísticos, toda a região restringiu suas atividades, em especial hotelaria, rede gastronômica, parques e atrações. Essa região tem a base de sua economia lastreada no setor de turismo.

Roda Gigante, em Canela, se apresenta para a Imprensa presente no Connection. Uma linda vista sobre as araucárias!

No caso de Gramado essa dependência ultrapassa aos 85 % do seu Produto Interno Bruto. A cidade de Gramado e Região das Hortênsias estão presentes no Connection, inclusive com muitos parques recebendo os participantes, como forma de demonstrar que a cidade vive.

            Mas como destacaram os empresários Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, nas suas manifestações na abertura do evento, a região vai se recuperar, pois está integrada com o Rio Grande do Sul e, portanto, com a sua resiliência. “Não é por acaso que temos o ditado de que não está morto quem peleia”. À nossa maneira, estamos peleando”, enfatizou Eduardo, lembrando que a luta pela recuperação do Estado é responsabilidade de todos. Já Marta Rossi deixou claro que o fato de manter a realização do Connection, apesar de todas as dificuldades, é uma mensagem muita clara indicando que é a hora de cada um fazer o que sabe fazer , como forma de ajudar, contribuir. “Nós temos essa experiência de unir, fazer eventos, possibilitar que pessoas e instituições troquem experiências. Fazemos isso desde sempre, vejam que Eduardo e Marcus, meu filho, os dois aqui presentes, começaram comigo e com a amiga Sílvia Zorzanello.

Fazendo a sua parte, a Rossi e &Zorzanello não desistiram de promover o evento que é importante para a economia e para o futuro. “Estamos aqui debatendo produtos e artigos que têm qualidade e que atraem a atenção. A cada dia mais regiões, municípios se qualificam e nós não podemos parar, precisamos seguir esse caminho que nos leva a um futuro com mais qualidade”, enfatizou Marta Rossi. Agradeceram os participantes que tiveram dificuldades para chegar até ali, pessoas vindas de todas as regiões do País.

Prefeita receba emocionada o apoio para reconstrução, das mãos de Marta e Eduardo

            Fizeram duas doações: Uma visando a reconstrução de Santa Tereza e outra para uma instituição que atende pessoas especiais. No caso de Santa Tereza – um dos atingidos de forma brutal pela enchente – município de colonização por imigrantes italianos, que ali chegaram em 1895 e  também poloneses que se instalaram as margens do Rio Taquari, na Linha José Júlio, cuja vila, composta por 25 casas de madeira e alvenaria, construídas no começo do século passado, foi tombada em 2012 pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com a declaração da cidade como patrimônio histórico nacional. A prefeito prefeita Gisele Caumo – que presenciou a queda de uma ponte no dia 30 de abril – recebeu emocionada a homenagem, sob aplausos da plateia.

            A cerimônia contou com apresentação da Orquestra Jovem de Gramado e do músico tradicionalista Pepeu Gonçalves. Na ocasião, representantes de 32 Indicações Geográficas presentes no evento receberam troféus pela participação. Após a solenidade, que contou com a manifestação da representante do SEBRAE, e do secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Reginatto, o grupo atravessou a rua e ingressou na Rua Coberta para o coquetel de abertura. Na rua Coberta, desde essa quinta-feira (29/08), até dia 31 às 12h, estarão sendo apresentados produtos e artigos, bem como será palco de grandes chefs de cozinha.

            ARENA GASTRONÔMICA

 Ontem foi a vez do chef do Senac Caxias do Sul, Matheus Troglio, preparar três pratos: pansotti frito com recheio de queijo serrano acompanhado de geleia de jabuticaba da região de Sabará, costela suína ao barbecue de café da região de Matas de Minas acompanhada de arroz do Litoral Norte Gaúcho com limão e banana da região de Corupá flambada em cachaça Umburana e servida com sorvete de rapadura de cacau com gengibre e calda de chocolate com mel silvestre.

Para encerrar as atividades da Arena Gastronômica de quinta-feira, o renomado chef Marcos Livi inicia sua oficina com ingredientes dos Campos de Cima da Serra às 17h15min. As oficinas têm entrada gratuita mediante inscrição no local e conforme disponibilidade de lugares.

As mostras e degustações de produtos são atração imperdível no Connection Terroirs do Brasil. Vinhos de Pinto Bandeira, antes apresentados na palestra do empresário Daniel Panizzi (Presidente da União Brasileira de Vitivinicultura – UVIBRA e CEO da Vinícola Don Giovanni), no Palácio dos Festivais; balas de banana de Corupá (SC) e de Antonina (PR), chocolates de Gramado, guaraná legítimo do Pará, entre tantos outros, estão fazendo sucesso.

Programação especial à Imprensa

            Os organizadores do Connection Terroirs Experience Brasil criaram uma programação especial para a imprensa nesta edição. Após as palestras realizadas na parte da manhã no Palácio dos Festivais, os jornalistas e outros comunicadores foram convidados a conhecer o verdadeiro café colonial na própria colônia. Foi em Linha Bonita, no Café Della Nona, onde alguns até mesmo se arriscaram a dançar a Tarantela com a Nona.

Na sequência, o grupo foi conhecer o empreendimento Olivas de Gramado, que também fica no interior, onde além de toda a infraestrutura para receber visitantes, com restaurante, espaço para eventos e de lazer e recreação, são produzidos azeites extra virgens. Em um dos auditórios, no local, representantes do Sebrae dos três estados do Sul (PR/SC/RS) e empreendedores falaram à imprensa sobre a importância da união e troca de experiências em suas respectivas áreas, com objetivo de promover novos destinos, a partir de experiências bem sucedidas.

Jurema J Silva

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Você pode gostar...