Vale dos Vinhedos: Atrações da Região da Uva e do Vinho

Os parreirais do Vale dos Vinhedos, na região da serra e colonização italiana no Rio Grande do Sul, já foram podados após as muitas geadas e período mais frio do inverno. Algumas parreiras até já ensaiam os primeiros brotos, se preparando para uma nova safra de uvas e oferecendo uma paisagem linda, diferente, misturadas com as flores dos pessegueiros, ameixeiras e outras nativas. Quem pensa que a atração na região é somente na colheita da uva, ou na Vindima, está muito enganado. No final de inverno e começo da primavera no Brasil, uma viagem para a região é para agradar toda a família.

Vale vinhedos : parreirais com uvas

Dependendo da época parreirais estão carregados de uvas

Vale Vinhedos recorda a cultura dos italianos.

As atrações são muitas.  Vão desde os passeios pelas cidades como Bento Gonçalves e Garibaldi, muito próximas e ambas produtoras de uva, vinhos, espumantes e sucos de alta qualidade.

Vale Vinhedos: Caminhos de Pedra e algumas de suas atrações

Caminhos de Pedra e algumas de suas atrações

Prosseguem na rota da Vale dos Vinhedos, Vale do Rio Das Antas, pela Estrada da Graciema e pelo Caminhos de Pedra, que mescla história dos antigos casarões com as cantinas e seus espaços de visitação e degustação. Entra pela Estrada do Sabor (Garibaldi) até atrações imperdíveis como o Trem Maria Fumaça.

Sobrado de madeira junto à estrada é o local de entrada para os atrativos

Sobrado de madeira abriga a Casa da Ovelha

No campo, uma demonstração de pastoreio com cães amestrados

No campo, uma demonstração de pastoreio com cães amestrados

Casa da Ovelha: Um paraíso para as crianças.

O mesmo se pode dizer da Casa da Ovelha, nos Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves.  De todos, talvez este seja aquele passeio em que crianças de todas as idades, e adultos também, podem aproveitar o tempo todo. Criado com o objetivo de preservar a tradição local, como a antiga casa que foi transportada inteira para o ponto onde está localizada, e ainda para a tradição da criação de ovelhas da raça Lacaune, um ovino para produção de leite, a Casa da Ovelha é uma atração completa.

Atividades como a alimentação das ovelhas são ensinadas

Atividades como a alimentação das ovelhas são ensinadas

O visitante pode acompanhar as atividades, desde o manejo do rebanho, ou pastoreio, com auxílio de cães das raças Border Collie até ajudar na alimentação das fêmeas prenhes e dar mamadeiras às crias que recebem suplemento alimentar. A apresentação de pastoreio é um espetáculo maravilhoso, envolvendo o público (e a criançada), e a pastora com as habilidades e inteligência dos cães de pastoreio, as cadelas Brisa e Brenda.

Turistas alimentam as ovelhas em galpão.

Turistas alimentam as ovelhas em galpão.

Dependendo da época do ano, a atividade aumenta ou modifica, pois tem a tosquia – sempre no começo do verão. Nos dias sem chuva forte, também dá para fazer passeios de trator e conhecer as plantações de feno e outros produtos.  Para as crianças, a atividade além de ilustrativa, é lúdica, pois podem até dar a mamadeira e carregar os cordeirinhos até o seu cercadinho.

No galpão, é realizada a alimentação de ovelhas pelo público.

Ao lado do galpão, crianças são encarregadas de dar mamadira aos cordeirinhos.

Crianças alimentam cordeiros com mamadeiras

Crianças alimentam cordeiros com mamadeiras

No primeiro semestre de 2016 mais uma atividade foi introduzida: o manejo de águias, falcões e corujas – todos esses rapinantes e predadores – com demonstração realizada por especialistas da empresa Hayabusa – Falcoaria e Consultoria Ambiental, a mesma que controla as aves no aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Como se sabe, uma ave numa turbina de avião é risco certo. Por isso, os rapinantes são treinados e orientados para afastar aves do entorno das rotas de voos.

Falcoaria na Casa da Ovelha

Falcoaria na Casa da Ovelha

Proximidade com animais silvestres tem lado educativo.

Proximidade com animais silvestres tem lado educativo.

Toda a programação externa tem como pano de fundo uma exuberante paisagem, num parque preparado com todo o cuidado para atender os turistas sem estressar os animais. As ovelhas desta raça são produtoras de leite que é vendido em natura e transformado em queijos e iogurtes. Ao escolher a programação, o visitante pode optar por uma degustação desses derivados que são comercializados, assim como uma série de outros quesitos e lembrancinhas, na loja da Casa da Ovelha.  A loja está aberta diariamente das 9h às 17h30min. É bom pedir informações pelo (54) 3455 6320 sobre horários das apresentações e passeios. Da mesma forma, é muito bom reservar ao menos umas quatro horas para aproveitar a programação da Casa da Ovelha. Vale a pena.

Vale dos Vinhedos: Na Casa da Ovelha, um antigo sobrado de madeira serve para a degustação de derivados do leite de ovelha.

Na Casa da Ovelha, um antigo sobrado de madeira serve para a degustação de derivados do leite de ovelha.

Passeio de trem Maria Fumaça no Vale dos Vinhedos

O passeio pelo trem Maria Fumaça – com saída em Bento Gonçalves e descida em Garibaldi, Carlos Barbosa e vice-versa – para o qual é necessário reservar com antecedência – além da mostra da região muito bonita, artistas fazem apresentações envolvendo o público e as cantinas oferecem degustação dos seus produtos. Durante o passeio, a festa é comandada pelo coral típico italiano, pela dupla que toca a tarantela e pelos gaúchos. Em Bento, os passageiros são recepcionados com vinho. Em Garibaldi, a música gaúcha e italiana e o espumante e em Carlos Barbosa uma grande confraternização com muita cantoria.

Vale dos Vinhedos Trem Maria Fumaça

Trem Maria Fumaça

São apenas 23 quilômetros, mas ao final, muito tempo depois, muitos se pegam cantando “mérica, mérica” ou  “quando se cosi lá bela polenta”. É  muita alegria, emoção. É passeio para ninguém botar defeito.

CASA DA OVELHA

Você pode gostar...

SSL Bravulink