Maria Farinha no litoral de Pernambuco tem praias e fortes
Você sabe onde está localizado o Forte de Nossa Senhora dos Prazeres de Pau Amarelo? Fica entre a histórica Olinda e a Ilha de Itamaracá, no município de Paulista, perto da localidade de Maria Farinha.
Maria Farinha: Como Chegar lá
Uma rota que pode ser feita sempre próxima ao mar, até Itamaracá, utilizando transporte terrestre, balsas, barcos e muitas pernadas, começa seguindo de Olinda até Maria Fumaça, cerca de 12 quilômetros, localidade famosa por abrigar vários clubes de esportes náuticos, com marinas para abrigar todo tipo de embarcação. Na ida, seguindo pela estrada rente ao mar, em vez da BR 101, o visitante chega na localidade de Nossa Senhora do Ó. Ali fica o Forte de Nossa Senhora dos Prazeres de Pau Amarelo. Está meio abandonado, mas dá para visitar a parte externa com seus canhões. O primeiro dia é para se hospedar na região e curtir o Hotel Resort Amoaras, que está localizado no pontal de Maria Farinha, entre o Rio Timbó e o Mar. Hotel antigo, com mais de 20 anos, foi o primeiro a ser construído nas imediações de Recife, e no momento passa por uma série de reformas e mudanças, seguindo orientação do proprietário, o português Manoel Matos, e do experiente gerente-geral Marcelo Marenga. O complexo hoteleiro oferece conforto aos hóspedes, muito lazer em suas piscinas, nos restaurantes Jorge Amado e Vinícius de Morais, ainda na praia e dentro do rio (um braço de mar, dizem os que trabalham na atividade aquática). A praia de mar fica no outro lado, distante duas quadras em linha reta, se a pessoa desejar percorrer por um caminho entre flores. Pela ponta é uma caminhada relaxante. Na praia de água doce, o Resort Amoara conta com um píer sobre as águas do Timbó, um local exclusivo para o bem estar, para apreciar o pôr-do-sol e ainda para a vista da linda Nova Cruz, essa uma cidadezinha que pertence ao município de Igarassu, no outro lado.
Ali, noivas fazem seu book para a posteridade, aproveitando o cortinado que muda de tons com o movimento solar. De lancha ou na canoa do Seu Manoel é possível atravessar, uma experiência especial demais. Os nadadores de verdade, nos dias de maré baixa, fazem a travessia a nado. Já os campeões de natação podem fazer essa travessia com maré alta ou baixa.
Marcelo Marenga, gerente geral do Resort destaca que o local é muito prestigiado pela comunidade regional. “Temos três salões que podem ser para eventos institucionais ou festas. Com isso, quase sempre temos casamentos, aniversários e confraternizações de formaturas”, afirma. Ele destaca as atrações da natureza como o ponto forte do hotel que foi um desbravador – construído há 23 anos – já visando oferecer ao hóspede a garantia de muitas atividades ao ar livre. Há cerca de 12 anos o hotel pertence ao empresário português Mário Matos, que vem investindo em reformas, visando o bem estar dos hóspedes.
O roteiro para desbravar a região recomenda que no segundo dia, após o café da manhã, saída de carro. Atravessar a balsa entre Maria Fumaça e Nova Cruz sobre o leito do Timbó, até a praia do Mangue Seco. Dali, seguir pela Estrada Nova Cruz até a rodovia PE 014 até a BR-101, seguindo até a PE 035 que leva a Itapissunga e atravessa a ponte Presidente Vargas, entrando na Ilha de Itamaracá, onde se situa o Forte Orange e Vila Velha, dois complexos que falam das invasões holandesas. Um dia é suficiente para visitar os dois sítios. Mas as praias de Itamaracá e da pequena Ilha Coroa do Avião merecem ser curtidas. Restam os outros dias para descansar no hotel, conhecer as praias da região de Maria Farinha. Depois, é preciso voltar para curtir Olinda e Recife, onde além de toda a infraestrutura para um bom turismo, a história é a marca registrada, em casarios, museus – como o do Homem do Nordeste, o do Frevo e tantos outros.
Informações: http://www.recife.pe.gov.br/ http://www.hotelamoaras.com.br/